Primeiros passos

 

Como tratar a perda do olfato?

Se você perdeu o olfato, consulte seu médico.

Mudanças de curto prazo no olfato são comuns após um resfriado ou infecção sinusal, mas  se os sintomas persistirem ou se você estiver preocupado com mudanças de longo prazo no olfato, procure orientação médica.

Em alguns casos, as alterações no sentido do olfato podem ser um sinal de alerta de uma condição mais séria, portanto, é sempre melhor consultar um médico para descartar essa possibilidade ou tomar medidas precoces.

 

Como a perda do olfato é diagnosticada?

Seu médico pode encaminhá-lo a um especialista para tentar determinar a origem de sua perda de cheiro. Um especialista em ouvido, nariz e garganta (otorrinolaringologia) pode realizar um exame endoscópico que usa uma pequena câmera para observar a parte interna do nariz. Um neurologista  pode investigar outros sintomas que você experimentou para investigar problemas cerebrais mais sérios. 

O seu médico também pode realizar outros testes, incluindo:

  • Verificando a intensidade mais baixa de um cheiro que você pode detectar
  • Pedindo para você comparar diferentes cheiros
  • Observando sua anatomia olfativa usando uma ressonância magnética (ressonância magnética)

 

Melhorando sua qualidade de vida

A perda do cheiro pode ser desorientadora e deprimente. A cura da perda do olfato envolve lamentar a perda e se ajustar ao "novo normal". Manter o nariz e o cérebro expostos aos cheiros por meio do treinamento olfativo é muito importante, mas aprender novos hábitos alimentares e de aproveitar a vida também é vital. Conectar-se com outras pessoas que já estão nesta jornada fornece suporte e lhe dará novas idéias sobre como viver a vida plenamente com um distúrbio olfativo.

 

Treinamento olfativo

O treinamento do olfato é uma técnica de suporte desenvolvida para ajudar aqueles que se recuperam da perda do olfato induzida por traumatismo craniano e pós-viral . O treinamento do olfato envolve cheirar duas vezes ao dia quatro óleos essenciais para ajudar o nervo olfatório danificado a se reparar. O treinamento do olfato demonstrou ajudar as pessoas a melhorar o sentido do olfato em mais de 14 estudos revisados ​​por pares publicados desde 2009.

 

Conheça nosso Kit Treinamento Olfativo


Observação: as informações médicas neste site / neste documento são fornecidas apenas como um recurso educacional. Não se destina a substituir o conselho de qualquer médico ou outro profissional médico e não deve ser usado ou invocado para fins de diagnóstico ou tratamento.   

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

MedSmell - CNPJ: 25.227.813/0001-40 © Todos os direitos reservados. 2021

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade