FAQ - (Perguntas e respostas)

Questões gerais

Como perdi meu olfato?
Existem várias maneiras de você perder o olfato. As causas mais comuns são:

  • Uma infecção do trato respiratório superior (como um resfriado ou gripe)
  • Um golpe na cabeça
  • Outras doenças e condições sinusais, como rinossinusite ou pólipos
  • Alergias, medicamentos e tratamento do câncer também podem desempenhar um papel
  • Em alguns casos, a perda do olfato pode ser um indicador de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e doença de Alzheimer

Para obter uma lista completa das causas da perda de cheiro, clique aqui.

Eu irei me recuperar? Quanto tempo vai demorar?​

  • Na grande maioria dos casos, a perda do olfato é temporária. No entanto, a recuperação pode levar muito tempo - às vezes anos

Por que me sinto tão mal?

  • Perder o sentido do olfato pode tornar isso difícil de suportar. O cheiro e a emoção estão intimamente ligados no cérebro. Se você está lutando contra sentimentos opressores e negativos, é importante conversar com seu médico.

 Como posso me ajudar?

  • A melhor maneira de ajudar a si mesmo é estar bem informado.
  • Leia sobre o seu tipo de perda de cheiro e faça anotações cuidadosas se isso ajudar
  • Manter um diário para registrar suas sensações de cheiro o ajudará a ver quaisquer mudanças na maneira como você está sentindo o cheiro
  • Tente não presumir que você vai se lembrar do que pode cheirar hoje em algumas semanas
  • Não desista de pedir ajuda. Um diário pode ajudá-lo a registrar seu progresso e pode ser útil quando você se encontra com profissionais de saúde.

Não consigo sentir o gosto de nada. Perdi meu olfato * e * paladar? 

           Muitas pessoas pensam que perderam o olfato e o paladar e dizem que “não conseguem saborear nada”. No entanto, geralmente é apenas o olfato que se perde.

           Para reconhecer o que está acontecendo, é importante entender as definições técnicas e as diferenças entre as experiências de sabor e cheiro:

  • O verdadeiro sabor refere-se àquela experiência que temos na língua e na boca: salgado, doce, azedo, amargo e saboroso (umami). A língua tem receptores para esses sabores básicos e outras coisas como cremosidade. Mesmo sem o cheiro, podemos experimentar essas sensações. A maioria das pessoas com perda de cheiro ainda consegue distinguir entre açúcar e sal, por exemplo.
  • O cheiro acontece quando cheiramos algo (também chamado de olfato orto-nasal) ou quando mastigamos alimentos e as moléculas que liberam o cheiro sobem pela parte de trás de nossa garganta (também chamado de olfato retro-nasal).

           É a combinação do verdadeiro sabor (salgado, doce, azedo, amargo e saboroso) e do olfato retro-nasal que iguala o sabor . E é o sabor que desaparece com a perda do cheiro. Como o sabor ocorre na boca, as                    pessoas freqüentemente supõem erroneamente que o sentido do paladar se foi. No entanto, na maioria dos casos, as pessoas com perda de olfato manterão seu paladar completo.

            Ageusia e disgeusia são os termos dados às disfunções do paladar.

 


Compreendendo um diagnóstico​

Vale a pena ir ao médico?

  • Sim. É muito importante mencionar ao médico uma alteração no olfato para determinar sua causa e resultados potenciais. Uma mudança no sentido do olfato pode ser o resultado de um vírus ou um trauma físico, ou pode ser um indicador precoce de outras doenças. 

Meu médico não acha que a perda do olfato seja importante. O que devo fazer?

  • Se você já foi ao seu médico de família e eles não parecem achar que sua condição é importante, pode valer a pena marcar uma segunda consulta. Pode ser útil baixar o folheto de discussão do paciente e GP e levá-lo quando for.

    O impacto emocional da perda do olfato pode ter consequências profundas para a sua qualidade de vida, e isso deve ser levado a sério.

Qual é a melhor maneira de falar com meu médico?

  • É importante explicar claramente como a perda do cheiro afetou sua vida. Isso está causando mau humor? Você se pega pensando na perda de cheiro ao longo do dia? Você está preocupado com questões de segurança? Houve mudanças em sua vida social e em suas interações com as pessoas?

    Você está preocupado que isso afete seu trabalho? Todas essas são razões válidas para mencionar a perda de cheiro ao seu médico. 

    Pode ser útil o  folheto que vai com KIT,  levá-lo com você quando for visitar seu médico

Onde posso fazer o teste?

  • No momento, o único lugar onde você pode fazer o teste de perda de cheiro é em uma clínica especializada. Existem vários testes disponíveis e o teste que você receberá dependerá de sua localização geográfica.

    Na Europa, o teste 'Sniffin' Sticks 'é o padrão. Isso leva cerca de uma hora e mede o limiar, a discriminação e a identificação. O UPSIT (Teste de Identificação de Cheiros da Universidade da Pensilvânia) é um cartão de raspar e cheirar com múltipla escolha para identificação de cheiros.

    No Brasil, o teste é conhecido como "Teste de acuidade olfativa", é realizado em alguns consultórios especializados. 

    Existem vários outros testes disponíveis, alguns específicos para países individuais, como o Teste de Identificação de Odor Escandinavo (SOIT). Se você não tiver acesso a uma clínica, pode baixar um formulário simples de autoavaliação aqui. 

 

 


Intervenções

Eu fui prescrito com esteróides, eles vão ajudar?​

  • Os esteróides reduzem a inflamação. Eles são prescritos em forma de comprimido ou em spray nasal / gotas nasais. Eles são freqüentemente prescritos por médicos ENT.

    Eles podem ser usados ​​na forma de comprimidos, com a dose diminuindo após alguns dias. No entanto, existem efeitos secundários, pelo que o seu médico terá de os discutir consigo para que possa tomar uma decisão informada.

    Aplicar esteróides diretamente no nariz significa menos efeitos colaterais, mas a aplicação precisa ser feita de maneira adequada para que o produto chegue aonde precisa e não escorra pela parte de trás da garganta ou pelo nariz.

    Saiba mais sobre como usar gotas e sprays corretamente.

A vitamina A funciona? Onde eu consigo isso?

  • Como a vitamina A desempenha um papel na regeneração dos neurônios olfatórios, as gotas nasais de vitamina A às vezes são usadas como um tratamento para a perda do cheiro pós-viral. No entanto, eles não estão disponíveis em todos os lugares.

O ácido alfa-lipóico funciona?​

  • A evidência para apoiar o uso de ácido alfalipóico (ALA) foi inconclusiva, mas você pode tentar e ver por si mesmo. Use as dosagens conforme listado no rótulo.

Os suplementos de zinco ajudam?

  • A deficiência de zinco pode causar distúrbios no olfato, portanto, um suplemento pode ajudar se você tiver baixos níveis de zinco. É uma boa ideia consultar primeiro o seu médico.

Posso experimentar tratamentos complementares como suplementos de ervas, aromaterapia ou acupuntura?

  • Como com qualquer coisa, se você for tentar uma terapia complementar, certifique-se de seguir as instruções cuidadosamente e sempre converse com um médico qualificado. É uma boa ideia verificar primeiro com o seu médico de família.

 


Treinamento olfativo

O que é o treinamento do olfato?

  • O treinamento do olfato é uma técnica que pode ajudar a estimular o olfato e estimular a regeneração do nervo olfatório. A primeira pesquisa científica sobre o treinamento do olfato foi publicada em 2009.

Como funciona?

  • Os nervos olfatórios são a fiação entre o nariz e o cérebro. Eles podem ser danificados por algo tão comum como um resfriado, ou tão traumático quanto uma pancada na cabeça. A boa notícia é que os nervos olfativos se reparam. 
  • Com qualquer lesão, a recuperação pode levar algum tempo, mas o treinamento do olfato pode ajudar a acelerar o processo. Assim como uma perna quebrada precisa de fisioterapia para ganhar força, o nariz também. O treinamento do olfato é uma fisioterapia para o nariz.

Quanto tempo leva para melhorar?

  • Os nervos demoram a cicatrizar. Dependendo do dano, isso pode durar dois meses ou dois anos ou até mais. Ninguém pode prever quanto tempo levará a recuperação ou quão completamente você se recuperará. Mas temos evidências de que o treinamento do olfato ajuda. 
  • Os médicos recomendam que você se comprometa a treinar o olfato por no mínimo quatro meses, mas treinar mais, com variação nos cheiros usados, trará maior benefício.

Como o cheiro do treinamento pode funcionar?

  • O treinamento do olfato funciona estimulando o olfato. É essa estimulação do nervo que estimula a regeneração do nervo olfatório. Pense nisso como uma forma de fisioterapia para o nariz.

O que significa 'cheirar atentamente'?

  • Ao treinar o olfato, é importante dedicar total atenção à tarefa em questão. Tente não ter muitas outras distrações. Fechar os olhos pode ajudar. Concentre-se no que você está fazendo. Você experimenta alguma sensação? A mensagem do cheiro é indistinta? Não está lá? Distorcido? Seja qual for a sua experiência, é importante aceitar essa experiência, mas continue curioso sobre ela. Tente permanecer distante e não tenha uma conversa negativa consigo mesmo, porque talvez o cheiro não seja tão forte ou tão agradável quanto você esperaria. Essa forma de concentração durante o treinamento do olfato é semelhante à prática da atenção plena. Você deseja aumentar sua consciência da experiência do momento. Esteja com sua experiência olfativa, seja ela qual for. 

O que eu preciso fazer?

  • Todos os dias, pegue as quatro fragrâncias e cheire cada uma. Apenas muitas cheiradas curtas, leves e pequenas - nós as chamamos de cheiradas de coelho - apenas levando ar para o nariz. Gaste cerca de 20 segundos em cada cheiro.
  • Você pode não notar uma melhora por muitas semanas, então é útil manter uma nota de como você está passando para que possa ver o progresso, mesmo que pequeno. 
  • O progresso também pode ser a maneira como você se sente em relação ao olfato. O olfato e as emoções estão intimamente ligados e as pessoas que vivem sem olfato têm maior probabilidade de sofrer de mau humor ou depressão.

Qual é a melhor maneira de cheirar os frascos?

  • O aspecto mais importante do treinamento olfativo é fazê-lo regularmente (duas vezes ao dia) por um período mínimo de quatro meses. Você deve reservar um horário regular do dia e torná-lo uma rotina. Cheire cada óleo por 20 segundos e depois faça uma pausa de 15 segundos antes de continuar. A primeira coisa ao acordar e a última antes de dormir é uma boa maneira de começar.
  • Quanto mais você cheirar o frasco, melhor será o resultado. Depois de fazer parte da sua rotina, também pode ser divertido adicionar novos cheiros à sua formação.

Como posso saber se o treinamento olfativo é para mim?

  • O treinamento do olfato pode ajudar se você perdeu o olfato após um vírus ou se recebeu um leve ferimento na cabeça. Se você sentir qualquer tipo de mensagem olfativa - sejam indistintas, irreconhecíveis ou distorcidas - significa que você tem alguma função limitada do nervo olfatório. Nesse caso, você pode tentar o treinamento do olfato.
  • Pense nisso como um tipo de fisioterapia para o nariz.

Como o treinamento do olfato é diferente da aromaterapia?

  • Aromaterapia é a crença de que diferentes óleos vegetais têm efeitos terapêuticos específicos no corpo e que diferentes óleos têm diferentes usos.
  • O treinamento olfativo se concentra apenas nas fragrâncias específicas dos óleos, e não em quaisquer efeitos terapêuticos potenciais deles. O treinamento do olfato não é uma 'cura', mas sim um 'treino' para o nariz e a área de memória olfativa do cérebro.

Quando poderei cheirar normalmente novamente?

  • Se seus nervos olfativos foram danificados, é possível que você não volte a cheirar as coisas como fazia antes. Pensando novamente na lesão na perna, imagine ter uma cicatriz onde você se machucou. . O treinamento do olfato pode ajudá-lo a se curar, mesmo que seu olfato não se recupere 100%.

Não consigo cheirar nada, como isso vai ajudar?

  • Quanto mais cedo você começar a treinar, melhor. Você pode estar preocupado por não conseguir sentir o cheiro de nada quando for cheirar seus frascos de perfume. Lembre-se de que o treinamento do olfato não se trata apenas de cheirar. É pensar no cheiro que também faz parte do exercício. Você estará envolvendo tudo sobre o seu sentido do olfato, da ponta do nariz até a parte do cérebro que armazena suas memórias e emoções.

Tudo cheira diferente, é nojento!

  • Se sentir um cheiro desagradável constantemente, ou se sua comida favorita de repente cheirar a borracha queimada, você pode estar tendo parosmia. Esta é uma parte natural do processo de recuperação conforme os nervos se regeneram, mas pode durar várias semanas ou ser mais persistente. O treinamento do olfato não ajudará especificamente a parosmia, mas ajuda no processo de regeneração e pode ajudá-lo a voltar a cheirar coisas normalmente mais rapidamente. Você pode descobrir mais sobre a parosmia aqui.

Minha perda de cheiro veio depois de Covid, o treinamento de cheiro vai ajudar?

  • Sim, Covid-19 é uma infecção viral e é comum as pessoas perderem o olfato após um vírus. Estudos em pacientes antes de Covid-19 mostraram que o treinamento do olfato ajuda na recuperação.

Tive um ferimento na cabeça, o cheiro do treinamento ajudará?

  • Em alguns casos, sim. Se o ferimento na cabeça for menos grave, isso pode ajudá-lo. Começar o mais rápido possível após a lesão dá a você a melhor chance de recuperação, mas as pessoas que não começaram o treinamento com olfato até alguns anos depois também se beneficiaram. O treinamento com cheiros não fará mal e seu investimento de tempo é baixo, então todos devem ser encorajados a dar uma chance.

Eu perdi meu cheiro quando fiquei mais velho, o treinamento do cheiro vai ajudar?

  • Estudos mostram que 30% das pessoas com mais de 75 anos têm pouco ou nenhum olfato. Como todas as nossas habilidades físicas, o que não usamos, perdemos. Demonstrou-se que o treinamento do olfato em pessoas mais velhas melhora outras habilidades, como processamento de informações e agilidade mental. Um estudo também mostrou que o treinamento do olfato em um grupo de pessoas mais velhas melhorou o humor.

 


Gerenciando a perda de olfato e seguindo com a vida

O que devo fazer se tiver outra infecção sinusal? Posso perder meu olfato duas vezes?

  • Todos que perderam o olfato por causa de um vírus sentem ansiedade em pegar outra infecção e isso é totalmente natural. É importante lembrar, entretanto, que a perda de cheiro de um vírus é muito rara e é improvável que aconteça duas vezes.

    É uma boa ideia tomar precauções sensatas para evitar resfriados e gripes e, se você acha que tem uma infecção, peça conselho ao seu médico.

Que tal um frasco de enxágue nasal (lota)?

  • Frascos para enxágue nasal são uma ótima maneira de manter o nariz saudável. Um enxágue diário (ou dois) pode remover alérgenos e excesso de muco que, de outra forma, faria seu nariz pingar (gotejamento pós-nasal). O enxágue nasal não é apenas eficaz, mas também barato. 

    Algumas pessoas ficam enjoadas de esguichar água pelo nariz, mas geralmente fica mais fácil quando você sente os benefícios. 
     
    Várias marcas de enxaguantes nasais estão disponíveis. Você pode comprar os pacotes pré-misturados de sais de lavagem ou  misturar os seus próprios

 


Observação: as informações médicas neste site / neste documento são fornecidas apenas como um recurso educacional. Não se destina a substituir o conselho de qualquer médico ou outro profissional médico e não deve ser usado ou invocado para fins de diagnóstico ou tratamento.  

 

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

MedSmell - CNPJ: 25.227.813/0001-40 © Todos os direitos reservados. 2021

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade