Cheiro e gosto perdidos

Você perdeu o olfato e o paladar - o que está acontecendo?

A perda do olfato - anosmia - é surpreendentemente comum. Acredita-se que cerca de um em cada 20 adultos tenha pouco ou nenhum olfato. A maioria das pessoas sabe o que é ter o nariz entupido por causa de um resfriado, mas quando seu nariz está limpo e você ainda não consegue cheirar nada, o que está acontecendo?

Dentro do nariz

Se suas narinas estiverem desobstruídas, é provável que o epitélio olfatório tenha sido danificado de alguma forma. Situado no topo do nariz, atrás dos olhos, esse tecido está repleto de receptores que captam moléculas de odor e sinalizam para o cérebro que existe um cheiro lá fora. O epitélio olfatório pode ser danificado por um vírus, alergias, pólipos ou uma lesão na cabeça, entre outras coisas. Mais sobre as causas da perda de cheiro aqui.

Quando for danificado, não funcionará corretamente. E, assim como em todas as outras partes do corpo que são feridas, isso vai levar tempo para cicatrizar .

Uma questão de gosto

Muito do que conhecemos como sabor é o cheiro, então, quando não podemos cheirar, também não podemos provar adequadamente. Você ainda pode ser capaz de detectar o gosto verdadeiro em sua língua - doce, salgado, amargo, azedo, umami - mas os aromas que sobem por suas narinas quando você coloca algo na boca e sobem pelo seu nariz pelo fundo da boca como você mastigar, estará faltando.

Tratamento para perda de cheiro

Em muitos casos, não há intervenção médica ou tratamento que cure o seu olfato. Lembre-se de que esta é uma lesão que precisa ser curada.

Os médicos recomendam o treinamento do olfato e enxágue nasal para apoiar o processo de cicatrização. A NoseWell  possui todas as informações de que você precisa para gerenciar sua recuperação.

Quando ver um médico

Muitas pessoas recuperam o olfato após duas ou três semanas .

Existem muitas causas diferentes para a perda repentina do olfato, portanto, vale a pena falar com seu médico se isso persistir por mais de duas semanas. As diretrizes atuais da British Rhinological Society sugerem que o encaminhamento a um especialista em Ear Nose and Throat (ENT) deve ser considerado para os pacientes após três meses, a menos que a possível causa do problema seja um vírus, como Covid-19. Anotar seus sintomas e quaisquer alterações é realmente útil para explicar o seu caso. Um especialista em otorrinolaringologia pode solicitar uma ressonância magnética e fazer outras verificações, mas elas não mostram necessariamente a causa do dano e, em muitos casos, nenhum tratamento será recomendado. Não sinta que seu médico está rejeitando você, simplesmente não há tratamento médico que vá ajudar.

Fique a vontade
  • Comece o treinamento do olfato assim que puder.
  • Tornar-se um especialista em sua própria condição é a melhor maneira de se ajudar, principalmente escolhendo o que comer para se manter saudável.
  • Cuide do seu nariz - bochechos nasais são recomendados.
  • Cuide do seu bem-estar - perder o cheiro pode torná-lo vulnerável ao mau humor e à depressão.

Lembre-se de que a maioria das pessoas recupera o olfato, mesmo que às vezes leve muitos meses para recuperá-lo. Você não está sozinho , você encontrou um lugar aqui onde milhares de pessoas estiveram onde você está agora.

Fique calmo, fique curioso. Nem sempre será assim!

 

Conheça nosso Kit Treinamento Olfativo

 


Observação: as informações médicas neste site / neste documento são fornecidas apenas como um recurso educacional. Não se destina a substituir o conselho de qualquer médico ou outro profissional médico e não deve ser usado ou invocado para fins de diagnóstico ou tratamento.  

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

MedSmell - CNPJ: 25.227.813/0001-40 © Todos os direitos reservados. 2021

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade